Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A cinquentona ainda tá com tudo em cima

Para você que toma pílula e já estava se irritando com os meus post que diziam que se você tomasse anticoncepcionais hormonais nada daquilo se passava com você, chegou sua hora! Sim! Finalmente vai saber "what the hell is going on?" com você!


As famosas pílulas completaram 50 anos recentemente e revolucionaram toda a organização da sociedade. Hoje as mulheres tem nas mãos (ou na cartela) a decisão de quando e se querem aumentar a família.

Como elas funcionam? O hormônio responsável pela supressão da ovulação, e consequentemente o efeito anticoncepcional, é a progesterona. Ela inibe a liberação de FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante) pela hipófise, que desencadeariam o processo ovulatório. Porém a maioria das pílulas atuais são uma combinação de progesterona e estrogênio. Isso porque a progesterona sozinha pode ter efeitos colaterais indesejados como aumento de pêlos e manchas na pele.

Existem cartelas com 21 e 28, algumas para uso continuo e outras que permitem um sangramento entre uma cartela e outra (repare que eu disse sangramento e não menstruação, afinal esse é só quando realmente existe o ciclo e a ovulação). Então você deve estar se perguntando, porque eu sangro quando acaba a cartela? Os hormônios presentes na pílula estimulam o leve crescimento do endométrio e o mantém no lugar até que acabe o estímulo, no caso as pílulas da cartela. Sem este estímulo ele desanda e desce em aproximadamente 7 dias, isto é chamado de sangramento de privação. No caso das cartelas de 28 que permitem que você sangre, as últimas 7 são placebos, ou seja, não contém hormônio algum.

Essa semana saiu uma reportagem na Veja sobre a escolha de algumas mulheres em interromper a menstruação fazendo o uso contínuo de anticoncepcionais. Será?

0 comentários:

Postar um comentário