Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hoje não, tô com dor de cabeça...

Já reparou quando você está chegando perto da menstruação você não tem aquela mesma vontade de se pegar com o seu namorado/marido/ajuntado? Não precisa se preocupar, isso não significa que acabou o relacionamento de vocês está indo por água abaixo, a única coisa que está diminuindo são os seus hormônios da libido.

No homem, o hormônio responsável pelo apetite sexual é a testosterona, que está presente em quantidade constante durante cada fase da sua vida. Já na mulher, quem dita o desejo é o estrogênio, que apresenta flutuações durante cada ciclo. Por isso, em geral, os moços estão sempre a postos para se enroscar e nós, não.

No início do ciclo, na fase menstrual, todos os hormônios estão em baixa, incluindo o estrogênio. A partir do 5º dia, ele começa a aumentar gradativamente, o que vai dando a mulher mais disposição, inclusive para o sexo. O estrogênio atinge sua máxima concentração por volta do 14º dia, quando a mulher está ovulando, o que coincide com o pico de desejo sexual.
Atenção marmanjos: é aqui que a patroa vai comprar uma lingerie nova e preparar para você um jantarzinho especial, que você já conhece o final. Se o intenção for bebê em 9 meses, vá em frente, mas se isso ainda não está nos planos use algum método contraceptivo de barreira (camisinha, diafragma)! Estes são os dias férteis da mulher.

Depois da ovulação o corpo feminino tem que acalmar para facilitar a vida do embrião, por isso o estrogênio cai, e junto vai embora a vontade de fazer sexo. Até o final do ciclo quem governa é a progesterona, que deixa a mulher mais "maternal". Se a mulher não engravidou, ela chega a fase pré-menstrual, onde nenhum hormônio governa e tudo vira anarquia. A sensibilidade a flor da pele e o humor instável desta fase podem ser impecílios para qualquer aproximação.

É claro que o desejo sexual não está puro e simplesmente ligado com a concentração de estrogênio, fatores psicológicos e emocionais são muito importantes. Algumas mulheres podem ter mais libido antes da ovulação, e até mesmo na fase menstrual, isso não quer dizer que o estrogênio dela esteja desregulado e sim que outros fatores influenciam no seu desejo.

ATENÇÃO: Mais uma vez reforço que se você usa qualquer tipo de contraceptivo hormonal, você não tem as mesmas flutuações hormonais descritas. Em outro post entrarei em mais detalhes. 

2 comentários:

Na Iensen disse...

Embora não muito aceito socialmente, vale dizer que o sexo durante a menstruação tende a ser muito prazeroso às mulheres. Isso porque a área vaginal está altamente irrigada. Acho que a Gi pode esclarecer isso melhor do que eu.
A mensagem aqui era só para dizer: menos preconceitos e mais prazer!!!

Fernanda disse...

Complementando o comentário da Ná, muitas mulheres inclusive ficam mais "relaxadas" no sexo durante a menstruação pois a probabilidade de gravidez é muito remota.

Postar um comentário